quarta-feira, 18 de julho de 2012

V de Vingança

Olá leitor. Olá o caralho, fui convidada numa empreitada eloqüente. Postar aqui! Hahha. Sou Jess, uma guria louca, que mora no sul – sim eu tenho sotaque – gosto e cinema, música, teatro e tenho certos vícios, como...rpg e...bem o segundo fica pros íntimos, como o convite convocação foi feito hoje eu vou apresentar a vocês uma critica de cinema. Filme de hoje V de vingança. Trailler Sinopse Na paisagem futurista de uma Inglaterra totalitária, V de Vingança conta a história de uma pacata jovem chamada Evey (NATALIE PORTMAN), que é resgatada de uma situação de vida e morte por um homem mascarado, conhecido apenas como “V”. Incomparavelmente carismático e extremamente habilidoso na arte do combate e destruição, V inicia uma revolução quando convoca seus compatriotas a erguerem-se contra a tirania e opressão. Enquanto Evey descobre a verdade sobre o misterioso passado de V, ela também descobre a verdade sobre si mesma – e emerge como uma improvável aliada na culminação do plano de V, para trazer liberdade e justiça de volta à sociedade repleta de crueldade e corrupção. Ficha Técnica Nome: V de Vingança Nome Original: V for Vendetta Cor filmagem: Colorida Origem: Inglaterra Ano de produção: 2006 Gênero: Ficção científica Duração: 132 min Classificação: Livre Direção: James McTeigue Elenco Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea, Stephen Fry, John Hurt, Tim Pigott-Smith, Rupert Graves, Roger Allam, Ben Miles, Sinéad Cusack, Natasha Wightman, John Standing, Eddie Marsan, Clive Ashborn, Emma Field-Rayner, Ian Burfield, Mark Phoenix, Alister Mazzotti, Billie Cook, Guy Henry, Cosima Shaw, Megan Gay, Roderic Culver, Tara Hacking, Andy Rashleigh, Chad Stahelski, Antje Rau, Amelda Brown, Richard Campbell, Patricia Gannon, Mark Longhurst, Simon Holmes, Charles Cork, John Ringham, Oliver Bradshaw, Jack Schouten, Caoimhe Murdock, Juliet Howland, Brin Rosser, Raife Patrick Burchell, Joseph Rye, Adrian Finighan, Malcolm Sinclair, Radley Steve Ford, Madeleine Rakic-Platt, Selina Giles, Carsten Hayes, Derek Hutchinson, Martin Savage, Grant Burgin, Gregory Donaldson, Imogen Poots, Jason Griffiths, Laura Greenwood, Kyra Meyer, Paul Antony-Barber, Anna Farnworth, Mary Stockley, Simon Newby, David Merheb, Daniel Donaldson, Dulcie Smart, Ben Posener, Ian T. Dickinson, Sophia New, Julie Brown, Gerard Gilroy, Eamon Geoghegan, Matthew Bates, David Leitch, Matt Wilkinson, Martin McGlade, Richard Laing, Michael Simkins, William Tapley, Christopher Fosh, Gordon Gram, Keith How, Forbes KB e Peter Ryder.” Crítica V de Vingança, um filme extraordinário com várias mensagens tanto explicita quanto subliminares. Como o filme mesmo já diz, o foco dele é a vingança. Um homem que é torturado, queimado vivo e esquecido pelos inimigos, volta à tona com o desejo veemente em seu corpo e alma. Passa anos, planejando cada detalhe do plano que irá dizimar seus inimigos um por um, sem nenhuma chance e dó. Deixando por último, aquele a quem mais guardou rancor. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
“Por baixo desta máscara não há só carne...Por baixo desta máscara há uma idéia Sr. Cryde. E idéias são à prova de bala!” ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ Nessa época a Inglaterra é governada por um ditador, numa mistura de Big Brother- do livro de GEORGE ORWELL- e Lênin. Tal ditador chama-se, Adam Sutler que deixa a cidade em uma tensão sobre suas duras leis, numa séria censura, na vigilancia de policiais especiais e qualquer ensaio de insurreição é rapidamente abortado pelos membros do governo. O plano de V é dar o poder ao povo novamente e o fim aos seus inimigos. Com isso ele da ínicio ao plano no dia 4 de novembro, com a base no Dia Guy Fawes,² encontrando-se com Evey, Natalie Portaman, salvando-a dos policiais do governo que queriam estuprá-la. Começa aqui a primeira ação, notem cada ato de V é contra o governo e consequentemente atinge quem ele mais almeja, ou seja, ele junta o util ao agradavel.
Aqui esta o primeiro contato do nosso romance, V e Evey, acabam se aproximando e
claro, como todo filme formando um casal.³ Aos poucos, graças a Evey, a história de V é contada. Todo seu rancor e odio é mostrado em suas palavras e lembranças e atos, como as mortes Cada vez que V aparece, uma frase ou uma referencia é descrita. Portanto mostra-se que o personagem em sí é muito culto e consequentemente, faz com que o telespectador busque saber sobre as referencias. Educado, getil, sádico, cheio de misterio e de artimanhas. Ao longo da trama, ele começa admirar Evey, começando pelo fato dela estar ao lado dele,o envolvimento é inevitavel mostrando-se nos ultimos atos dele, a preocupação de como ela esta, onde ficará, pedidos para dançar, cuidados com a alimentação, ensimanetos de como peder o medo, mesmo de uma forma agressiva. Todos os pequenos atos aproximam esse casal. Mudando um pouco de assunto entrando na psicodinamica das cores- aloww publicitário, designer, webdesigner- a cor usada pelo V é preto,vermelho e branco para transpassar a ideia de paixão, pela vingança, força para continuá-la ate o final, amor, energia, liderança- explicita no final do filme quando a cidade toda se veste como o V – velocidade nos atos e claro, revolução e perigo, exatamente a figura de V. O preto, nesse caso simboliza poder, modernidade- visto pelo arsenal de armas e capacidade de entrar nos lugares sem ser visto – e por final o branco, rendição ao desejo. Vamos a trilha sonora, instrumental presente em todas as cenas e usando classicos como Bethoveen e claramente abusando de uma orquestra, dando os ares sádicos ao personagem e os sentimentos dele, enquanto ele faz sua vingança. Nesse caso nota-se, as musicas, mais suaves e nostalgicas quando se encontra com Evey, o que demonstra ele ser uma pessoal diferente ao lado dela. Enfim há várias tematicas para serem tratadas perante ao filme, quem não o assistiu ainda, não perca o seu tempo e vá baixá-lo – se a porcaria do SOPA permitir- da internet ou locá-lo nas videos locadoras. Cenas ( Minha vez ) ( Efeito Domino) Referencias. Histórica. ²No dia 5 de novembro é conhecido como o Dia de Guy Fawkes. O que isso tem haver com o filme?Apenas uma mera inspiração, no ano de 1605, um proto-terrorista foi encontrado num túnel sob o Parlamento Inglês com quase 20 bananas de dinamite, para quem viu o filme inteiro saberá de qual cena estou me referindo. Cinematográfica ³ O filme segue esse ano na vida de V e Evey, que ficam bem próximos. Essa relação entre o amor e a repulsa, além da máscara, remete à história de O Fantasma da Ópera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário