sábado, 23 de junho de 2012

Fones de Ouvido: Seu Muro Contra a Sociedade e Janela para a Depressão


     Fones de ouvido!!! Vinde a mim santa maravilha criada pelo homem!

     Não... este não é um texto xingando os infelizes que escutam seus aparelhos sonoros no talo pelos transportes coletivos (malditos), mas é um texto que atinge a todos aqueles que gostam de apreciar seus artistas prediletos nos seus fones de ouvido.

     Depois de um certo tempo com os fones enfiados na orelha, um dia sem querer enrosquei o fio dele na catraca da estação e acabou quebrando, e eu como todo bom universitário não tinha grana pra comprar um novo na época... =[
     O jeito então foi ficar sem ouvir música.

     Um certo dia no trem voltando pra casa um senhor de idade sentou ao meu lado querendo puxar conversa.
     A primeira reação que tive foi simplesmente ignorá-lo. Eu sequer havia julgado, simplesmente ignorei! Quando me caiu a ficha de que o homem só queria uma boa conversa e então decidi conversar com ele, e  eu jamais imaginaria que iria escutar tantas histórias boas dele.

     Dia seguinte, logo a minha frente no coletivo, aconteceu a mesma cena com uma garota estilo emocore e uma velha senhora, a menina simplesmente se enfiou em seus fones de ouvido ignorando a senhora por completo, se isolando em seu mundo deprimido escutando as suas músicas e a senhora ao lado chateada por se sentir excluída e maltratada.

     Observando a menina, parei e olhei ao redor: Todas as pessoas com fones de ouvido. Ninguém conversando com ninguém. Todos com os mesmo olhares deprimidos e entorpecidos, escondidos atrás de seus próprios muros, escutando suas músicas prediletas, debatendo seus problemas consigo mesmo sem poder encontrar uma solução.

     Todos juntos uns aos outros e ao mesmo tempo isolados socialmente... aumentando a depressão dentro de sí mesmos, se enfiando em seus mundinhos mesquinhos, chorando pedindo inconsciente por ajuda mas incapazes de escutar quando a mesma lhe é oferecida.

     Quantas vezes andam pela cidade sem escutar a mesma a sua volta? Os carros e todo aquele caos urbano mascarado por suas musiquinhas...

     As pessoas deixam de escutar a vida ao seu redor.
     Não estou dizendo que deveriam tirar seus fones de ouvido, mas deveriam tirar um deles, e ceder um de seus ouvidos ao mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário