domingo, 23 de setembro de 2012

A conveniência do INconveniente

é interessante como as percepções das pessoas estão muito alteradas hoje em dia.
Muitas vezes nos deparamos com situações constrangedoras, pessoas que não percebem que não são bem vindas, pessoas que sabem que não são bem vindas e surgem apenas para causar, pessoas que estão incomodadas e não falam absolutamente nada para não se importunar com algumas coisas, pessoas que não sabem a hora de parar.

Na última noite eu ajudei uns amiguinhos com uma festa de aniversário que se tornou um grande evento, porém o maior problema foi na hora de encerrar a brincadeira. Pessoas inconvenientes sugiram de todos os lados, de todas as maneiras e o pessoal da organização já não estava mais em condições de ser enérgico, pois passamos a noite sendo enérgicos.

Isso me pôs a pensar, sobre como as noções de situação estão alteradas hoje em dia. É incrível como muitas das noções de educação, convívio, convivência e respeito estão defasadas. As pessoas não estão mais se portando da maneira devida, não percebem mais quando são inconvenientes e de como devem se portar.

Fazendo uma análise rápida, as falsas conexões de amizade geradas pelas redes sociais e a correria do dia a dia tornam muitas vezes ralas e profanas as idéias de convívio social, atrapalham as relações humanas e distorcem a percepção de educação e respeito. Para mim, mais inconveniente que alguém ser retirado educadamente de um lugar, é essa pessoa ser retirada educadamente deste lugar por pelo menos 3 vezes e ainda assim não perceber que não é bem vindo.

Esse tipo de situação tem sindo muito mais comum do que se imagina, e transcende a barreira de festas, noitadas e baladas, essa situação hoje atingi escritórios, salas de aula e até mesmo famílias.

Na minha sala de aula tenho o exemplo vivo do que é a falta de respeito e de inconveniências, pessoas que não sabem como se portar em um ambiente de estudo que atrapalham não apenas as aulas mas a todos os colegas. Em alguns momentos confesso que tenho vontade de gritar desvairadamente com essas pessoas para que se calem e percebam o quão inoportunas elas estão sendo.

Muito do que vejo nessa situação é de pessoas que nunca tiveram limites impostos, que nunca foram cobrados sobre algo e que, se permanecerem dessa maneira, serão pessoas sem sucesso no trabalho, na vida e com os amigos.

Vejo nisso a oportunidade de aprender como NÃO educar meus filhos, de saber o que cobrar deles e ensiná-los como se portar. Não é por nada, mas dou graças a Deus de ter sido ensinada a chamar as pessoas mais velhas e em cargos de confiança de Sr e Sra, que quando o dono da casa esboça sono devemos nos retirar, que quando as pessoas se calam ao nos verem é por que não somos bem vindos, que depois das 00h00 não se deve fazer algazarra na casa dos outros e até mesmo na nossa.

Coisas essas que meus pais aprenderam com os seus pais, e que muitas das pessoas hoje em dia nunca ouviram falar.

Quem sabe seja hora de rever valores e reestruturar as normas sociais para que não tenhamos que enfrentar coisa pior no futuro.

Um comentário:

  1. Concordo, essa juventude de hoje esta mais perdida do que a minha quando eu era mais adolescente. Minha mae vivia falando que a minha geração estava perdida e que tudo era errado.
    Ao menos, quando era adolescente era revoltada - eu sei ana você diria que deveria ser mais- mas, ao menos ate hoje chamo os mais velhos de sr e sra ou tio e tia. Alguns ate me criticam por isso.
    Perdidos estão essa geração do lado negro da Y e a Z. Digo negro porque eu sou da Y e vejo alguns se comportarem dessa forma errônea, enquanto por outro lado uns são mais educados do que eu!

    ResponderExcluir