domingo, 26 de maio de 2013

"Let's keep the moon awake And do electric boogaloo"

Quantos amigos você tem?
Pode recolher os dedos, quero saber os amigos de verdade, aqueles que você pode ligar de madrugada só pra dizer que queria gastar parte dos créditos pra internet no seu celular não acabar com eles. E ainda assim não ser assassinado.

Hoje a vibe é essa aqui

Quantas vezes você se sentiu sozinho e ligou para alguém?
Ou melhor, para um amigo?

Sabe aquele tipo de amigo que você pode passar meses sem conversar, sem ver na frente que, do nada, quando se encontrarem será como se tivesse conversado com ele até 5 minutos atras? Ou então aquele amigo que você não consegue passar um dia sem falar com ele, seja uma ligação ou sms? Sabe?? Aquele amigo que você sabe, que independente da época do ano vai estar usando aquela maldita toca peruana que ele arranjou em algum lugar? Ou então que você sabe que, não importa o quanto enrolado ele esteja com as coisas da faculdade, ele ainda vai te mandar o último turno de rpg que ele escreveu só pra você se divertir com a saga e pedir sua opinião, mesmo que você não faça ideia do que aquilo seja.

Pois é... Esses são os amigos que você tem de verdade.

Eu tenho pouquíssimos com os quais eu realmente posso contar, em qualquer situação, hora, lugar. De qualquer jeito. Tenho raríssimos desses. Raríssimos mesmo, na verdade 3 que eu amo tanto quanto irmãos, que sei que sempre estarão comigo.

Claro que tenho mais amigos, mas não chegam nesse nível de saber exatamente o que usam, ou como estarão ou o que me dirão das coisas, que não me enforcarão independente da hora que eu ligar. Que sempre vão me dar colo. Que me conhecem melhor do que eu mesma.

Mas pra chegar nesse ponto, nesse nível de confiança foi muita coisa que tive que aprender, e não, eu não falo deles, falo de mim mesma, a forma como eu fui crescendo e desenvolvendo até perceber que eu sou exatamente como eles, eu tenho os mesmos problemas, a mesma falta de tempo, a mesma falta de paciência e a mesma indisponibilidade, mas mesmo assim, eles ainda são sinônimo de força e superação pra mim. E tenho certeza que eu também sou para eles.

Esse é o verdadeiro sentido de amizade.
Uma vez alguém disse que "amigos são irmãos que a gente escolhe", na verdade eu acho que amigos são os super heróis que nós inventamos para ter por perto. Sinceramente, eu acredito que podemos viver sem um grande amor, sem marido, namorado, até mesmo sem o contato da família, mas é impossível viver sem amigos de verdade. Deve ser a coisa mais miserável do mundo não ter um desses.

Tem gente que tem os mesmos melhores amigos desde a infância, tem gente que do nada abandona todos e acha novos a cada fase da vida. Sinceramente, eu nunca tive amigos TÃO próximos como eu tenho agora. Sempre fui uma pessoa extremamente sociável, o que facilitava um grande número de pessoas a minha volta, mas nunca fui uma criança de ter amigos próximos o suficiente pra dormir fora sabe.

A primeira vez que dormi na casa de uma amiga por opção minha, eu já tinha 16 anos e mesmo assim, não me sentia confortável para tal, pois não me sentia tão confortável com a pessoa para tal. Era sim uma boa amiga, mas não era uma grande amiga. Bem quanto a isso até hoje não sou muito fã de dormir fora, mas quando se trata das pessoas que citei antes, não tem importância. é como dormir em casa, só que num quarto novo.

A questão do dormir fora não passa da confiança adquirida na pessoa, você sabe que a pessoa realmente está confortável com a sua presença e que você não vai atormentá-la por estar dormindo ali. É a mesma coisa com a proximidade pessoal, se você pode dormir com ela, pode confiar a ela suas tormentas.

Muito da amizade não é o que as pessoas dão delas para você, mas sim o que você oferece para elas, para assim ter algo em troca. Na verdade não é nem EM TROCA o termo, mas sim, em conjunto. Quando você tem um amigo de verdade, você não mede o que fez ou deixou de fazer pela pessoa, pois também não se sente na obrigação de fazer algo, é uma questão de harmonia. Você sabe que a pessoa também não está te julgando.

Mas é preciso maturidade para esse tipo de amizade, é preciso entender que você realmente se põe no lugar da pessoa, que você não é mais apenas você, você é o exemplo, o orgulho e a confiança de mais alguém, alguém esse que se torna seu herói, seu ídolo, seu superstar. Que você não vai querer brigar com essa pessoa por nada, nem por você mesmo, e quando brigar, será tão desconfortável que vocês se resolverão e sobreviverão a isso.

Afinal, eles são aquilo que apenas você conhece, e conhece como ninguém, que vai chegar usando o mesmo tom de azul que você esperava ver ele usando e passarão a noite em claro cantando as mais estúpidas músicas que vocês conhecem.

Um comentário: